Currículo

Arrabalde2

Oficial Baixa INTERNET

RUI Jorge de Abreu Pereira de CARVALHO é jornalista e escritor autodidata. Professor e palestrante, é especialista em Turismo de Eventos & Negócios e pesquisador da história dos Convention & Visitors Bureaux, sendo reconhecido como  um dos maiores especialistas do Brasil no assunto. Nascido em CHAVES, no nordeste de PORTUGAL, veio para o Brasil no final de 1976 após concluir os estudos no Liceu Fernão de Magalhães. Durante mais de 20 anos foi cronista dos jornais  Notícias de Chaves, Jornal de Chaves e Semanário Transmontano, todos de Portugal. Sua coluna “Tiro ao Alvo” propunha uma reflexão crítica sobre os aspectos da vida política nacional e internacional e das questões do turismo. Suas crônicas, sempre aguardadas com expectativa pelo público do norte de Portugal e por milhares de assinantes portugueses espalhados pelos cinco continentes, também podem ser apreciadas pelo internauta neste blog. Em 1992 teve seu conto “Toninho Raioto” premiado no concurso literário Galaecia92, entidade cultural Luso-Espanhola.

        Perspectiva TURISMOCapa ChorosLivro-Chaves-Mini

 (acima os três livros publicados pelo autor, que podem ser adquiridos em www.clubedeautores.com.br )

Já no Brasil desenvolveu carreira profissional no turismo. Foi membro do Conselho da AMPRO-SPI – Associação de Marketing Promocional – Campinas. Foi professor do Senac-Campinas, da escola Graffit de SP e do Instituto de Cursos da ABAV – ICABAV, nas quais lecionou Marketing Hoteleiro e de Eventos , Marketing de Serviços e Vendas com qualidade em Turismo.

Entre 1977 e 1988 fez carreira na área comercial da Varig, então uma das mais importantes empresas do mercado. De 1997 a 1999, em São Paulo, foi Gerente de Contas Corporativas da Delta Air Lines (maior companhia aérea do mundo). Pouco depois, assumiu a Gerência de Turismo do Parque Temático Hopi Hari, para o qual elaborou a estratégia de comercialização e distribuição para o mercado de turismo , e , posteriormente, do parque aquático Wet’n Wild, onde exerceu funções semelhantes até ser convidado para ocupar a diretoria executiva do Campinas e Região Convention & Visitors Bureau, entidade privada sem fins lucrativos dedicada ao fomento do turismo de eventos naquela região do interior de SP.

RUI CARVALHO foi também membro titular do Conselho Municipal de Turismo de Campinas e Diretor de Comunicação da Federação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux, entidade com sede em Brasília, que além de reunir mais de 100 convention de todo o Brasil, foi interlocutora freqüente e parceira operacional da Embratur e do Ministério do Turismo na promoção comercial do Brasil no exterior.

Nos últimos anos, RUI CARVALHO desenvolveu uma bem sucedida carreira de palestrante e consultor, tendo ministrado palestras, cursos e seminários sobre o Mercado de Turismo, Eventos e Hotelaria, principalmente em universidades e associações empresariais em mais de 100 cidades de 18 estados, além da Argentina e Portugal. Com suas palestras procura interpretar a força econômica do turismo de eventos no Brasil e no mundo. Sua apresentação “O Turismo Desenvolvendo a Economia” costuma atrair centenas de participantes interessados em conhecer o potencial e a importância do tema para o desenvolvimento sustentável das cidades. Com base nesse conteúdo Carvalho publicou em 2012 o livro “TURISMO DE EVENTOS – ATUAÇÃO E HISTÓRIA DOS CONVENTION BUREAUX NO BRASIL” pelo Clube de Autores (www.clubedeautores.com.br). A obra é a primeira no Brasil a abordar essa temática de forma descontraída e do ponto de vista de quem participa desse mercado há mais de três décadas. Tem recebido excelentes críticas e só pode ser adquirida no site acima. Pelo mesmo sistema Carvalho também publicou seu Romance Autobiográfico “CHAVES DA MINHA VIDA”  e uma seleção de poemas no livro “CHOROS & RIMAS“. Um de seus poemas foi escolhido pela APAE-SP para compor a coletânea “Poetas do Bem”.

É presença freqüente em programas de debates na televisão nas cidades onde palestra ou presta trabalho de consultoria , sempre enfatizando a importância do desenvolvimento do turismo de eventos e o entendimento de seus arranjos produtivos. Carvalho é também consultor autorizado da CBC&VB – Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux –  para implantação e desenvolvimento de novos convention, sempre destacando a sua importância para o correto aproveitamento do turismo de negócios e eventos, e para a geração de emprego e renda.

Foi Editor Executivo da Revista Bem-Vindo Campinas, publicação do Campinas Convention Bureau,  apresentador e diretor do programa de TV Turismo & Ação, transmitido em 2003 pela TVB (SBT de Campinas ) para 48 cidades do interior do estado de São Paulo.

Em Janeiro de 2006, Carvalho integrou a Missão Empresarial da Diretoria da FBCVB à Europa, realizada em parceria com o Ministério do Turismo e integrada no projeto de produção do Manual de Boas Práticas da CBC&VB. Nessa oportunidade participou de seminários, reuniões e palestras em Portugal e Espanha , com os principais responsáveis pelas políticas de turismo e promoção comercial desses países, tendo estabelecido excelentes contatos em Lisboa, Barcelona e Madrid

De Março de 2009 a Fevereiro de 2012 RUI CARVALHO foi superintendente executivo do Aracaju Convention & Visitors Bureau, tendo obtido excelentes resultados no número de eventos trabalhados pela entidade (150% de aumento em dois anos) e na implantação do Sistema de Cobrança e Repasse de Room Tax junto ao parque hoteleiro, outra área em que é considerado um dos maiores especialistas no Brasil. Em março de 2012 passou a ocupar a superintendência da Fundação Porto Alegre Congressos e Eventos – Porto Alegre e Região Metropolitana Convention & Visitors Bureau, onde obteve resultados semelhantes. Especialista em profissionalizar a gestão dos CVBx, Carvalho ocupou, entre Agosto de 2013 e Agosto de 2014, a superintendência do INSTITUTO DE PROMOÇÃO TURÍSTICA DO IGUAÇU – IGUASSU CONVENTION & VISITORS BUREAU, entidade que defende um dos principais destinos turísticos do mundo, e a segunda cidade que mais recebe turistas estrangeiros no Brasil, tendo contribuído para a completa reestruturação da entidade. Carvalho também tem razoável experiência no acompanhamento (guiamento) e coordenação logística de grupos de incentivo em viagens nacionais e internacionais, já tendo prestado serviços, através de várias operadoras, para clientes como Itaú, Santander, Novartis, P&G, Unilever, e outros, e atuado, na mesma função, em grandes eventos como a Fórmula 1 e a Copa das Confederações. Atualmente é o Superintendente de Turismo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Porto Seguro (Bahia), e mantém uma página como blogueiro no Portal de Eventos (www.revistaeventos.com.br), onde escreve sobre Turismo e Mercado. Quando encontra tempo publica seus textos neste blog.

Contatos:  rui@ruicarvalho.com.br | (73) 9155-5009 | Skype: rui.carvalho.fbcvb | Twitter: @carvalhorui

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.